Nenhum trabalho será tão urgente ou importante que não possa ser planejado e executado com segurança .

Exames Clínicos

 

– Admissionais - O exame médico admissional deverá ser realizado antes da contratação do colaborador, visando avaliar suas aptidões físicas e mentais, de maneira a verificar se o mesmo está apto para a função desejada e se o exercício da função pretendida não trará agravos à saúde do mesmo.
– Periódicos - O objetivo deste exame é o diagnóstico precoce de algum agravo à saúde do trabalhador, para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos, conforme orientação descrita no PCMSO, com periodicidades semestral, anual e bianual.
– Retorno ao Trabalho – Deverá ser realizado em situações nas quais o colaborador permaneça afastado do serviço por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não ou ainda no retorno ao trabalho após o parto. A intenção deste exame é diagnosticar se o trabalhador realmente recuperou sua capacidade física após um período de enfermidade e se o mesmo já está em plenas condições de reassumir seu posto de trabalho.
– Mudança de Função - deverá ser realizado sempre o colaborador for transferido de função ou setor, entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.
– Demissionais - consiste em análise clínica ocupacional seguido de exame clínico, para avaliar as condições físicas e mentais do colaborador e observar se ocorreu algum agravo a saúde do mesmo no período em que este trabalhou na empresa em decorrência do trabalho desempenhado.

Exames Complementares em Saúde Ocupacional

Espirometria
A Espirometria é um exame que avalia o sistema respiratório, através da medição de volumes e débitos expiratórios. Este exame é utilizado como teste de diagnóstico na avaliação da reversibilidade da obstrução das vias aéreas, na quantificação do comprometimento funcional do Sistema Respiratório.
Exame Toxicológico
Os exames toxicológicos em saúde ocupacional, que incluem testes de sangue, urina, saliva e até dos fios de cabelo, têm o objetivo de detectar substâncias psicoativas que geram dependência ou comprometam a capacidade de trabalho do indivíduo avaliado, sendo essas drogas lícitas, como o álcool, quanto as ilícitas, como o crack e a maconha.
Raio X Tórax e Coluna
Exames de Raios X são exames que detectam emissões eletromagnéticas que são impressas em chapas fotográficas (radiografias). O resultado da radiografia é dado sob a forma de laudo, emitido pelo médico radiologista, que descreverá as alterações encontradas. O Raio X de Tórax avaliam-se os pulmões, o tamanho e os contornos do coração, mediastino, pleura, diafragma e os ossos da caixa torácica (costelas, esterno e vértebras). Os Raios-X da coluna vertebral podem ser realizados para avaliar qualquer área da coluna vertebral (cervical, torácica, lombar, sacral, ou coccígea).
Exames Laboratoriais
Exame Laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, feito em laboratórios de análise clínica, visando um diagnóstico ou confirmação para uma doença. Dependendo do risco ao qual o funcionário está exposto em seu ambiente de trabalho, o Médico Coordenador pedirá Exames Laboratoriais específicos. Atrelados à Medicina do Trabalho, entre os exames solicitados com maior frequência, podem-se listar: no sangue, nas fezes e na urina.
Acuidade Visual
Acuidade Visual é um exame que avalia a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos. No ambiente da Medicina do Trabalho, tal exame é fundamental porque consegue detectar se um trabalhador possui (ou não) déficit de visão que poderia causar riscos a ele mesmo, a outros trabalhadores e ao patrimônio da empresa.

EEG – Eletroencefalograma
O Eletroencefalograma (EEG) é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente, isto é, um exame que detecta possíveis anormalidades nas ondas cerebrais do examinado.
ECG-Eletrocardiograma
O Eletroencefalograma (EEG) é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente, isto é, um exame que detecta possíveis anormalidades nas ondas cerebrais do examinado.
Audiometria

A Audiometria Ocupacional, antes mesmo de ser uma obrigação legal, é avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, com o intuito de se detectar possíveis alterações. Os procedimentos utilizados, os cuidados observados no momento da realização da audiometria ocupacional e a experiência profissional do examinador são fundamentais para que se obtenha dados confiáveis da audição do trabalhador. Dependendo do resultado da audiometria ocupacional a empresa deve aplicar as medidas preventivas cabíveis, evitando assim o agravamento e eventuais consequências danosas daí advindas. Por isso, para oferecermos dados fidedignos relativos a audiometria ocupacional, utilizamos procedimentos padronizados e técnicas apropriadas de avaliação auditiva.

 


"Trabalhar com segurança é acreditar que você é a ferramenta mais importante para a empresa"