Nenhum trabalho será tão urgente ou importante que não possa ser planejado e executado com segurança .

Laudos

AET - ERGONOMIA - NR17

Avalia adequação de ambientes e postos às funções exercidas. É, portanto, onde se trata de questões ergonômicas, sendo necessário um profissional ergonomista, para realizar a análise. Também não há data de validade aqui. Muito embora se recomende revisão anual ou em caso de mudanças no ambiente da empresa.

LTCAT

Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, é um Laudo, cuja finalidade é a concessão da aposentadoria especial, prevista na Subseção IV, do decreto 3048/99, através do artigo 64, onde sua comprovação, dependerá da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos, tal documento deve ser expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho. (Redação dada pelo Decreto nº 8.123, de 2013). Somente será renovado caso sejam introduzidas modificações no ambiente de trabalho, como por exemplo: Mudança de layout, aquisição de novas máquinas, contratações de novas funções e outras situações não contempladas no LTCAT existente

PPP

Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa. Todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, deve ser preenchido para a comprovação da efetiva exposição dos empregados a agentes nocivos, para o conhecimento de todos os ambientes e para o controle da saúde ocupacional de todos os trabalhadores.

NTEP / RAT / FAP

NTEP - Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, é o mecanismo que relaciona determinada doença às atividades na qual a moléstia ocorre com maior incidência, resultado do cruzamento do diagnóstico médico enquadrado como agravo à saúde descrito na CID com sua incidência estatística dentro da CNAE. RAT - Riscos Ambientais do Trabalho, Representa a contribuição da empresa, prevista no inciso II do artigo 22 da Lei 8212/91, e consiste em percentual que mede o risco da atividade econômica, com base no qual é cobrada a contribuição para financiar os benefícios previdenciários decorrentes do grau de incidência de incapacidade laborativa (GIIL-RAT). A alíquota de contribuição para o RAT será de 1% se a atividade é de risco mínimo; 2% se de risco médio e de 3% se de risco grave, incidentes sobre o total da remuneração paga, devida ou creditada a qualquer título, no decorrer do mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos. Havendo exposição do trabalhador a agentes nocivos que permitam a concessão de aposentadoria especial, há acréscimo das alíquotas na forma da legislação em vigor. FAP - Fator Acidentário de Prevenção que afere o desempenho da empresa, dentro da respectiva atividade econômica, relativamente aos acidentes de trabalho ocorridos num determinado período. O FAP consiste num multiplicador variável num intervalo contínuo de cinco décimos (0,5000) a dois inteiros (2,0000), aplicado com quatro casas decimais sobre a alíquota RAT.

LMA – Laudo de Montagem de Andaimes (NR18)

O objetivo do Laudo Estrutural de Andaime é atestar a segurança estrutural da instalação do andaime, conforme os parâmetros estabelecidos pela Norma Regulamentadora NR-18 e as demais normas aplicáveis.


LME – Laudo de Máquinas e Equipamentos (NR12)

O Laudo será realizado para cada máquina e equipamento e constará a avaliação em relação aos itens de proteção. O objetivo é levantar os riscos mecânicos envolvidos e relacionar as recomendações exigíveis para cada um dos maquinários, bem como seu arranjo físico e locais de instalação. O Laudo é realizado de acordo com a redação da NR-12, dada pela Portaria nº 12/83 do MTB.


LPC – Laudo de Proteção Coletiva e Individual

Tem o intuito de verificar o bom estado de conservação, funcionalidade e uso adequado dos equipamentos de proteção individuais e coletivos por parte dos profissionais da empresa.


"Trabalhar com segurança é acreditar que você é a ferramenta mais importante para a empresa"