Nenhum trabalho será tão urgente ou importante que não possa ser planejado e executado com segurança .

PROGRAMAS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

- PPRA NR09

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, documento de ação contínua, visa principalmente à preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

- PCMSO NR07

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, deve ser elaborado em implantado em todas as empresas que possuam funcionários registrados, ele estabelece um sistema de detecção precoce de doenças relacionadas ao trabalho. Como parte integrante do PCMSO, são realizados os exames médicos ocupacionais de Admissão, Periódico, Retorno ao Trabalho, Mudança de Função e Demissional.

 

- PCA - Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva vem esclarecer sobre o funcionamento do nosso ouvido, e o mais importante, o que podemos fazer para conservar nossa audição a mais perfeita possível. O PCA compreende as seguintes atividades: Avaliação dos níveis de ruído da exposição dos trabalhadores a este agente; Audiometria no pré-admissional, seis meses após a admissão e anualmente; Acompanhamento dos limiares auditivos dos trabalhadores; Orientação ao trabalhador e à empresa sobre os possíveis danos ocasionados pela exposição a níveis elevados de ruído e sobre medidas preventivas.

- PPR - Programa de Proteção Respiratória

O PPR tem a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória, visando garantir uma completa proteção do trabalhador contra os riscos existentes no ambiente de trabalho. Com a finalidade de garantir o uso correto dos equipamentos de proteção respiratória, os trabalhadores devem receber treinamento de uma pessoa qualificada (conforme Instrução Normativa I.N nº 1 de 11/04/94 do Ministério do Trabalho e Emprego, da CLT e das NRs 6 e 9).

- PCMAT

Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, conforme a NR 18, estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

- PGR

Programa de Gerenciamento de Riscos ( NR22) – é um plano que estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho na Mineração, tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.

- PPRPS - Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares

Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares (NR12) – é um plano que estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho para proteção dos trabalhadores que operam prensas ou equipamentos similares.

- AET - Ergonomia – NR17

Avalia adequação de ambientes e postos às funções exercidas. É, portanto, onde se trata de questões ergonômicas, sendo necessário um profissional ergonomista, para realizar a análise. Também não há data de validade aqui. Muito embora se recomende revisão anual ou em caso de mudanças no ambiente da empresa.

- PCV – Programa de conservação vocal

Conjunto de atividades que tem como objetivo conscientizar sobre o uso adequado da voz e prevenir a ocorrência ou o agravamento dos distúrbios vocais relacionados ao trabalho.

- PGREC – Programa de gerenciamento de riscos em espaço confinado (NR-33)

Estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

- PGRTA – Plano de gerenciamento de riscos em trabalho em altura (NR-35)

Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o projeto, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade, com o planejamentos dos Sistema de Proteção contra quedas – SPQ, sendo composto do Sistema de proteção coletiva contra quedas – SPCQ e/ou Sistema de proteção individual contra quedas - SPIQ

- PGSSMATR – Programa de gestão de segurança e saúde no meio ambiente do trabalho rural (NR-31)

Os empregadores rurais ou equiparados devem elaborar e implementar o PGSSMATR, através de ações de segurança e saúde que visem a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho na unidade de produção rural

- PGRSS - Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (NR-32)

Baseado nos princípios da não geração de resíduos e/ou na minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente, assim como, a segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento de resíduos. É obrigatória a todo gerador de resíduos de serviços de saúde: Hospitais, Clínicas, Unidades de Saúde, Serviços que prestam assistência à saúde humana ou animal, incluindo os prestadores de programas de assistência domiciliar; Serviços de ensino e pesquisa na área de saúde; Serviços de acupuntura e de tatuagem; Serviços de atendimento radiológico, de radioterapia, de medicina nuclear e de tratamento quimioterápico; Serviços de hemoterapia e unidades de produção de hemoderivados; Laboratórios de análises clínicas e de anatomia patológica; Necrotérios e serviços que realizam atividades de embalsamamento e de medicina legal; Drogarias, farmácias, inclusive as de manipulação; Unidades de controle de zoonoses; Indústrias farmacêuticas e bioquímicas; Unidades móveis de atendimento à saúde; Demais serviços relacionados ao atendimento à saúde, que gerem resíduos perigosos.

- PPR - Plano de Proteção Radiológica

Documento que descreve todas as características do estabelecimento (Hospital ou Clínica) em relação a radiodiagnóstico e as medidas de segurança que são tomadas em relação a utilização desse serviço.

- PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES COM MATERIAIS PERFUROCORTANTES

Estabelecer diretrizes para a elaboração e implementação de um plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes com probabilidade de exposição a agentes biológicos, visando a proteção, segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.


- Plano de Resposta a Emergências da Instalação

Contemple ações específicas a serem adotadas na ocorrência de vazamentos ou derramamentos de inflamáveis e líquidos combustíveis, incêndios ou explosões.

 

 

"Trabalhar com segurança é acreditar que você é a ferramenta mais importante para a empresa"