Nenhum trabalho será tão urgente ou importante que não possa ser planejado e executado com segurança .

Treinamentos em Medicina e Segurança do Trabalho

NR-5 – Formação de designado e/ou membros da CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e manter em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados. Carga horária formação 20 (vinte) horas. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-6 – Treinamento para Uso Correto e Conservação de EPIs

Formar trabalhadores com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR 06. Carga horária formação 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-7 – Treinamento Básico em Primeiros Socorros

Palestra tem como objetivo informar das técnicas e manobras padrão de atendimento de Primeiros Socorros. Formar trabalhadores com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR 07. Carga horária formação 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-9 – Riscos ambientais e prevenção de acidentes

Palestra tem como objetivo informar os trabalhadores com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR 09. Carga horária formação 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-10 – Capacitação Básico de Segurança nas Instalações e Serviços em Eletricidade

O Programa de Conservação Auditiva vem esclarecer sobre o funcionamento do nosso ouvido, e o mais importante, o que podemos fazer para conservar nossa audição a mais perfeita possível. O PCA compreende as seguintes atividades: Avaliação dos níveis de ruído da exposição dos trabalhadores a este agente; Audiometria no pré-admissional, seis meses após a admissão e anualmente; Acompanhamento dos limiares auditivos dos trabalhadores; Orientação ao trabalhador e à empresa sobre os possíveis danos ocasionados pela exposição a níveis elevados de ruído e sobre medidas preventivas.

NR-11 – Treinamento Operação Segura com Empilhadeira, Guincho/grua e Ponte Rolante

Treinamento cujo objetivo é capacitar o profissional da área, no intuito de fornecer instruções e procedimentos para operar a empilhadeira com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições do equipamento. Treinamento com duração de 16 horas para formação e 8 horas para reciclagem.

NR-12 – Treinamento Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

O objetivo é capacitar o profissional fins de evitar acidentes e doenças ocupacionais fornecendo-lhe instruções e procedimentos seguro quanto a operação de máquinas de acordo com a NR 12 e seus dispostos. Treinamento com duração de 16 horas para formação e 8 horas para reciclagem.

NR-13 – CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO E TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO

Treinamento que visa capacitar e qualificar os trabalhadores que lidam diretamente com caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento e promover a atualização dos critérios de segurança do trabalho, com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR. Carga horária formação de no mínimo 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

Treinamento que visa capacitar e qualificar os trabalhadores que desenvolvem atividades e operações insalubres e promover a atualização dos critérios de segurança do trabalho, com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR. Carga horária formação de no mínimo 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-16 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS

Treinamento que visa capacitar e qualificar os trabalhadores que desenvolvem atividades e operações perigosa e promover a atualização dos critérios de segurança do trabalho, com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR. Carga horária formação de no mínimo 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-17 – ERGONOMIA

Palestra tem como objetivo informar os trabalhadores com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR. Carga horária formação 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-18 – SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Treinamento que visa capacitar e qualificar os trabalhadores da construção civil e promover a atualização dos critérios de segurança do trabalho, com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR. Carga horária formação de no mínimo 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-23 – COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO

Um treinamento constante deverá ser dado a todos os elementos da empresa ensinando-os a localizar de imediato o equipamento de combate ao fogo, utilizar um extintor e qual será o correto para o tipo de incêndio que está acontecendo, engatar mangueiras. Este treinamento poderá ser feito na própria área da empresa, quando possível e, para efeito de economia, pode-se utilizar os próprios extintores com carga vencida. Carga horária formação 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.


IT - 12 CBMMG - Formação da brigada de incêndio

BRIGADA DE INCENDIO: medida de segurança prevista no Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico no Estado de Minas Gerais, que consiste em um grupo organizado de pessoas treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono de edificação, combate a princípio de incêndios e prestação de primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida, podendo ser composta por:
Brigada orgânica: grupo organizado de brigadistas orgânicos que compõem a população fixa da edificação ou espaço destinado a uso coletivo em que se desenvolvem as atividades da ocupação, que, embora não sejam contratados para a execução de prevenção e combate a incêndio, atuam de forma extraordinária no combate a princípio de incêndios, abandono da edificação e prestação de primeiros socorros, nos limites da propriedade.
Brigada profissional: grupo organizado de pessoas contratadas para a execução de atividades de prevenção e combate a incêndio, de forma exclusiva ou não, no âmbito da propriedade ou em evento temporário, excluídos os membros das brigadas de aeródromo, florestal, orgânica e municipal.
Brigadista orgânico: membro da população fixa da edificação ou espaço destinado a uso coletivo em que se desenvolvem as atividades da ocupação, que embora não seja contratado para a execução de prevenção e combate a incêndio, atua de forma extraordinária no combate a princípio de incêndios, abandono da edificação e prestação de primeiros socorros, possuindo atuação restrita aos limites da edificação, espaço destinado a uso coletivo ou evento temporário para o qual houve o curso de formação.
Brigadista profissional: profissional que, habilitado nos termos da Portaria 50/2020, exerce, em caráter habitual, função remunerada, exclusiva ou não de prevenção e combate a incêndio no âmbito da brigada de incêndio da edificação, espaço destinado a uso coletivo ou evento temporário.
Os brigadistas deverão possuir, no mínimo, a formação (nível de treinamento) prevista na legislação, básica, intermediária, avançada ou profissional, de acordo com a ocupação/divisão da edificação ou espaço destinado a uso coletivo e conforme matriz curricular.
•          Básico: Tem duração mínima de 4 horas. Este treinamento pode ser realizado nas dependências da empresa ou no centro de treinamento, campo específico para esta atividade. Serve para edificações menores e com baixo risco.
•          Intermediário: Tem duração mínima de 12 horas. Este treinamento é realizado no centro de treinamento, campo específico para esta atividade. Servem para áreas com risco médio, como casas noturnas e depósitos com risco médio de incêndio.
•          Avançado: Tem duração mínima de 32 horas. Assim como o intermediário, também é realizado no centro de treinamento, campo específico para esta atividade. Servem para áreas com alto risco, como depósitos de explosivos e líquidos inflamáveis por exemplo.

NR-31 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECUÁRIA, SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL

Treinamento de medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde. Carga horária formação de no mínimo 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-32 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

O treinamento visa a capacitação quanto aos riscos biológico, físicos e químicos aos quais estejam potencialmente expostos, antes do início das atividades e de forma continuada sempre que ocorra uma mudança das condições de exposição ao agente de risco. Carga horária formação de no mínimo 01 (uma) hora. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais.

NR-33 – Treinamento para Trabalho em Espaços Confinados

TREINAMENTO VIGIA E TRABALHADOR AUTORIZADO ESPAÇO CONFINADO: Formar trabalhadores com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR 33 e NBR 14.787. Carga horária formação 16 (dezesseis) horas. Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais, informando os Espaços confinados que os colaboradores estarão aptos e trabalhar.
TREINAMENTO SUPERVISOR DE ESPAÇO CONFINADO: Formar trabalhadores com conceitos prevencionistas e que atendam o disposto da NR 33 e NBR 14.787. Carga horária formação 40 (quarenta) horas.

Acompanha certificado para a empresa, contendo o nome de todos os colaboradores que participaram do treinamento e certificados individuais, informando os Espaços confinados que os colaboradores estarão aptos e trabalhar.

ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) ou SAVC (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia)

Público Alvo: O curso ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) ou SAVC (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) é destinado a profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, estudantes de medicina e enfermagem que estiverem no último período – e apresenta as diretrizes do atendimento cardiovascular e emergências cardiológicas. As aulas, com um direcionamento teórico-prático, através da utilização de técnicas hands on e simulação em manequins, abrange paradas cardio-respiratórias, arritmias letais e tratamento inicial do infarto agudo do miocárdio. O objetivo do curso é capacitar o profissional com um repertório de informações e habilidades técnicas necessárias para o atendimento de emergências cardiovasculares.

Informações do Curso

O curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular prepara os profissionais da área médica para lidar com os problemas do coração mais comumente enfrentados em uma situação de emergência. Com base nas mais avançadas normas, processos e procedimentos da American Heart Association, ele tem ênfase na importância de se realizar o CPR com qualidade.

Com a realização do curso, o profissional se habilita a superar situações de PCR, pós-PCR, arritmia aguda, AVC e síndromes coronárias agudas.

Ao final, o profissional realizará testes teóricos e prático sobre o conhecimento adquirido e sua aplicação prática, para validar o cumprimento dos objetivos do curso. Uma vez aprovado, recebe o certificado da American Hearth Association e da Ecco Salva – Emergências Médicas, com validade de 02 anos. O profissional ainda poderá optar pelo estágio supervisionado na área médica da Ecco Salva para ganho de horas e vivência (aplicação prática do aprendizado).

O curso ACLS objetiva formar profissionais habilitados para:

Reconhecer situações clínicas em que paciente estejam em risco de apresentar uma Parada Cárdio-Respiratória (PCR);
Iniciar o atendimento em acordo com as etapas fundamentais da “Corrente de Sobrevivência”;
Pealizar o suporte básico de vida – Basic Life Support (BLS) – e o avançado (ACLS);
Trabalhar em equipe durante o processo de reanimação;
Conhecer e saber aplicar os algoritmos do SAVC (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia).
Reconhecimento e tratamento das arritmias cardíacas;
Realização de FV/TV sem pulso;
Abordagem da vias aéreas e terapia elétrica;
Suporte avançado em casos de emergências respiratórias;
Suporte avançado em casos de taquicardia ventricular;
Suporte avançado em casos de bradicardia, assistolia;
Suporte avançado em casos de taquicardia supraventricular;
Suporte avançado em casos de síndromes coronarianas;
Suporte avançado em casos de AVC.

BLS Provider – Suporte Básico de Vida

O Curso BLS Provider – Suporte Básico de Vida é destinado aos profissionais de saúde em geral e apresenta as diretrizes do atendimento cardiovascular e das emergências cardiológicas. As aulas são essencialmente práticas, através da utilização de técnicas “hands on” e simulação em manequins. Através do curso, os participantes serão treinados para o reconhecimento e atendimento inicial às situações de emergências cardiovasculares.

Objetivos Específicos

Treinar o atendimento em RCP, em manequins adultos, crianças e lactentes;
Capacitar-se à abordagem da ventilação;
Realizar o atendimento só ou com mais um ou dois socorristas;
Efetuar manobras para desobstrução da vias aéreas;
Adquirir habilidades para utilização do DEA.
Aspectos básicos da RCP em adultos e aprendizado de técnicas de RCP;
Ventilação com bolsa-válvula-máscara;
Suporte básico de vida em pediatria;
Introdução de RCP em lactentes;
Obstrução de vias aéreas;
Considerações finais;

"Trabalhar com segurança é acreditar que você é a ferramenta mais importante para a empresa"